Esdras 10

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10  Início 
1 Enquanto Esdras orava e fazia esta confissão, prostrado por terra e a chorar diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas, homens, mulheres e crianças, veio juntar-se a ele, chorando também amargamente. 
2 Então Checanias, filho de Jeiel, da família de Elam, disse a Esdras: «Nós pecámos contra o nosso Deus, ao casarmos com mulheres estrangeiras, naturais desta terra. No entanto, resta ainda uma esperança para Israel. 
3 Vamos comprometer-nos diante do nosso Deus a mandar embora todas essas mulheres e os seus filhos, seguindo os teus conselhos e os daqueles que respeitam os mandamentos do nosso Deus. Vamos cumprir o que manda a lei. 
4 Levanta-te, pois a responsabilidade é tua. Podes contar com o nosso apoio. Coragem e mãos à obra!» 
5 Então Esdras levantou-se e fez jurar os chefes dos sacerdotes, dos levitas e do resto do povo que aceitariam aquela proposta. E eles juraram. 
6 Em seguida, Esdras retirou-se, do lugar onde estava em frente do templo e foi para os aposentos de Joanan, filho de Eliachib. E apesar de lhe levarem pão e água, ele recusou comer e beber, porque estava entristecido com o pecado daqueles que tinham regressado do cativeiro. 
7 Fez-se então uma convocatória que foi dada a conhecer em Judá e Jerusalém para que se reunissem em Jerusalém os retornados do cativeiro, 
8 isto por ordem dos chefes do povo. Se alguém não comparecesse ao fim de três dias, veria confiscados os seus bens e perderia o direito de tomar parte nas reuniões dos retornados. 
9 Por conseguinte, todos os homens de Judá e de Benjamim se reuniram em Jerusalém, passados três dias, precisamente no dia vinte do nono mês. A reunião foi na praça do templo e todos estavam a tremer, por causa do assunto que se ia tratar e da chuva que caía. 
10 O sacerdote Esdras levantou-se e falou-lhes deste modo: «Pecaram, ao casarem com mulheres estrangeiras, e agravaram assim a culpa de Israel. 11 Mas agora reconheçam essa culpa diante do SENHOR, Deus de vossos antepassados, e cumpram a sua vontade. Afastem-se dos estrangeiros que vivem nestas terras e separem-se das vossas mulheres estrangeiras.» 
12 E toda a assembleia do povo respondeu em voz alta: «Sim, faremos como nos dizes.» 
13 Acrescentaram entretanto o seguinte: «Nós somos muitos, estamos na época das chuvas e não se pode continuar cá fora. E, para mais, isto não é coisa para se resolver num dia ou dois, porque somos bastantes os que falhámos neste ponto. 
14 Que se encarreguem do assunto os nossos chefes. E que todos os que vivem nas nossas cidades e casaram com mulheres estrangeiras se apresentem em prazos a determinar, com os chefes da cidade e os seus juízes, até se afastar de nós a grande ira de Deus, causada por este pecado.» 
15 Apenas Jonas, filho de Asael, e Jazias, filho de Ticvá, se opuseram a esta ordem, apoiados por Mechulam e pelo levita Chabetai. 
16 Todos os outros regressados do cativeiro concordaram. O sacerdote Esdras escolheu então alguns homens, chefes de família, todos eles designados pelos seus nomes, os quais se reuniram no primeiro dia do décimo mês para decidirem sobre o assunto. 
17 E, dentro dos três meses seguintes, eles tinham concluído o julgamento de todos os casos de casamentos com mulheres estrangeiras. 
18 Segue-se a lista dos que tinham casado com mulheres estrangeiras: Sacerdotes: Masseias, Eliézer, Jarib e Godolias, todos estes da família de Josué e de seus irmãos, filhos de Joçadac.
19 Comprometeram-se todos a mandar embora as suas esposas e a oferecerem um carneiro como sacrifício pelo seu pecado.
20 Hanani e Zebadias, descendentes de Imer;
21 Masseias, Elias, Chemaías, Jeiel e Uzias, descendentes de Harim;
22 Elioenai, Masseias, Ismael, Nataniel, Jozabad e Elassá, descendentes de Pachiur.
23 Levitas: Jozabad, Simei, Quelaías, que é o Quelita, Petaías, Judá e Eliézer.
24 Cantores: Eliachib. Porteiros: Salum, Telem e Uri.
25 Outros israelitas: Dos descendentes de Parós: Ramias, Jizias, Malquias, Miamin, Eleazar, Malquias e Benaías.
26 Dos descendentes de Elam: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimot e Elias. 
27 Dos descendentes de Zatu: Elioenai, Eliachib, Matanias, Jerimot, Zabad e Aziza. 
28 Dos descendentes de Bebai: Joanan, Hananias, Zabai e Atlai. 
29 Dos descendentes de Bani: Mechulam, Maluc, Adaías, Jassub, Cheal e Jerimot. 
30 Dos descendentes de Paat-Moab: Adná, Quelal, Benaías, Masseias, Matanias, Beçalel, Binui e Manassés. 
31 Dos descendentes de Harim: Eliézer, Jissias, Malquias, Chemaías, Simeão, 
32 Benjamim, Maluc e Chemarias. 
33 Dos descendentes de Machum: Matenai, Metatá. Zabad, Elifelet, Jeremai, Manassés e Simei. 
34 Dos descendentes de Bani: Madai, Ameram, Uel, 
35 Benaías, Bedias, Quelu, 
36 Vanias, Meremot, Eliachib, 
37 Matanias, Matenai, Jassai. 
38 Dos descendentes de Binui: Simei, 
39 Chelemias, Natan, Adaías, 
40 Macnadebai, Chachai, Charai, 
41 Azarel, Chelemias, Chemarias, 
42 Salum, Amarias e José. 
43 Dos descendentes de Nebo: Jeiel, Matatias, Zabad, Zebina, Jido, Joel e Benaías. 
44 Todos estes tinham casado com mulheres estrangeiras e expulsaram-nas a elas e aos filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário