I Samuel 2

Capítulos:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Início
1 Ana orou desta maneira: «O SENHOR encheu o meu coração de alegria; é ele quem me dá novas forças. Agora posso rir-me dos meus inimigos porque celebro com alegria a tua salvação. 
2 Ninguém é santo como o SENHOR, ninguém é igual a ele e não há rocha como o nosso Deus. 
3 Acabem com os discursos orgulhosos; e não digam palavras insolentes, porque o SENHOR é um Deus que conhece todas as coisas e julga tudo o que se faz. 
4 Os arcos dos heróis foram quebrados, mas os fracos estão cheios de força. 
5 Os que tinham fartura procuram trabalho para ganhar o pão e os famintos são saciados. A mulher estéril deu à luz sete filhos, e a mãe de muitos filhos ficou sem nenhum. 
6 O SENHOR dá a morte e faz reviver, faz com que se desça ao mundo da morte e levanta novamente os que para lá foram. 
7 O SENHOR dá a pobreza e a riqueza; ele humilha e engrandece. 
8 Levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria. Fá-los assentar com os grandes e coloca-os em lugares de honra. Os fundamentos da terra pertencem ao SENHOR que sobre eles construiu o mundo. 
9 Ele guia os passos dos seus fiéis, mas os maus hão-de desaparecer nas trevas; pois não é a força que faz o homem triunfar. 
10 Os inimigos do SENHOR serão destruídos. Dos céus trovejará contra eles. O SENHOR julga a terra inteira, dá poder ao seu rei e a vitória ao seu escolhido.» 
11 Então Elcaná regressou para a sua casa, em Ramá, e o menino Samuel ficou no santuário de Silo a servir o SENHOR, às ordens do sacerdote Eli. 
12 Os filhos de Eli eram perversos e não se interessavam pelas coisas do SENHOR, 
13 nem cumpriam os regulamentos sacerdotais em relação ao povo. Quando alguém ia ao santuário oferecer o seu sacrifício, o criado do sacerdote aparecia com um garfo de três pontas. E enquanto a carne cozia, 
14 ele espetava o garfo na panela, na caldeira, no tacho ou no púcaro, e tudo quanto o garfo apanhava era para o sacerdote. Desta mesma maneira, eles agiam para com todo o povo de Israel que vinha ao santuário de Silo. 
15 Pior ainda, antes de a gordura ser queimada, o criado do sacerdote ia ter com a pessoa que oferecia o seu sacrifício e dizia-lhe: «Dá-me alguma carne de assar para o sacerdote, porque ele não aceita carne já cozida, mas apenas crua.» 
16 Se o homem lhe dizia: «Está bem, mas primeiro deixa queimar a gordura, e depois leva o que quiseres», o criado do sacerdote respondia-lhe: «Não! Dá-me agora, porque, caso contrário, tiro-ta à força.» 
17 Semelhante pecado dos filhos de Eli era coisa muito grave diante do SENHOR, porque não respeitavam as ofertas ao SENHOR. 
18 Entretanto Samuel continuava a servir o SENHOR, e usava uma túnica votiva de linho. 
19 E todos os anos, quando ia com o seu marido ao santuário, a sua mãe levava-lhe alguma roupa, que ela própria fazia. 
20 Eli abençoava Elcaná e sua mulher e dizia a Elcaná: «Que o SENHOR te dê mais filhos desta mulher em troca daquele que ela ofereceu ao SENHOR.» E eles voltavam para casa. 
21 De facto, o SENHOR abençoou Ana e ela ficou de novo grávida e teve mais três filhos e duas filhas. Entretanto Samuel continuava a crescer ao serviço do SENHOR. 
22 Eli estava a ficar muito velho. Ele ouvia contar o mal que os seus filhos faziam a todo o povo de Israel e que eles dormiam com as mulheres que trabalhavam à entrada da tenda do encontro. 
23 Disse-lhes então: «Por que é que se comportam assim? Toda a gente me conta o mal que fazem. 
24 Acabem com isso, meus filhos! É coisa muito má o que ouço dizer a vosso respeito. Andam a desorientar o povo do SENHOR. 
25 Se um homem ofende outro homem, Deus pode defendê-lo. Mas se ofende o próprio SENHOR, quem é que o poderá defender?» Eles, porém, não deram ouvidos ao seu pai. Na verdade, o SENHOR achou que eles deviam morrer. 
26 E Samuel continuava a crescer, agradando ao SENHOR e aos homens. 
27 Um profeta foi ter com Eli e transmitiu-lhe esta mensagem do SENHOR: «Eu revelei-me aos antepassados do teu pai, quando eles estavam no Egipto às ordens do faraó. 
28 E escolhi a família do teu pai entre todas as tribos de Israel para serem os meus sacerdotes, para oferecerem os sacrifícios, para queimarem o incenso e para me consultarem. Dei-lhes o privilégio de ficarem com uma parte dos sacrifícios dos filhos de Israel. 
29 Por que é que então faltam ao respeito devido aos sacrifícios e ofertas que eu estabeleci? Por que é que tu respeitas mais os teus filhos do que a mim, deixando-os engordar com as melhores partes dos sacrifícios que o meu povo me oferece? 
30 Por isso, eu, o SENHOR de Israel te digo agora o seguinte: outrora prometi à tua família e ao teu clã que seriam meus sacerdotes para sempre, mas agora juro-te que honrarei os que me honrarem e os que me desprezarem serão humilhados! 
31 Vão chegar os dias em que exterminarei todos os descendentes da tua família e do teu clã, de modo que ninguém vai chegar a velho na tua família. 
32 Terás um rival no santuário e verás como ele agradará a Israel; mas na tua casa nunca mais haverá ninguém que chegue à velhice. 
33 Mesmo assim, deixarei um dos teus descendentes vivo para me servir no altar, para te consumir os olhos e a vida, mas todos os outros descendentes da tua família hão-de morrer na força da idade. 
34 Este é o sinal de que tudo quanto acabo de te dizer é verdade: os teus dois filhos Ofni e Fineias hão-de morrer no mesmo dia. 
35 Vou escolher para mim um sacerdote que seja digno de toda a confiança e que há-de cumprir em tudo a minha vontade. Hei-de dar-lhe descendentes fiéis que servirão sempre o meu escolhido. 
36 Os que restarem dos teus descendentes virão ter com esse sacerdote para lhe pedirem dinheiro e pão. E hão-de dizer-lhe: “Deixa-me desempenhar qualquer função sacerdotal para eu poder ganhar um pouco de pão para comer.”»

Sem comentários:

Enviar um comentário