Joel 4

Capítulos:   01 02 03 04  Início 
1 Fiquem a saber que, naqueles dias e no momento em que restaurar Judá e Jerusalém,
2 eu reunirei todos os povos estrangeiros e farei com que desçam ao vale de Josafat. Então pedirei contas a esses povos por causa do que fizeram aos israelitas, o povo que me pertence: dispersaram-no entre as nações estrangeiras e repartiram entre si o meu país.
3 Repartiram o meu povo, à sorte: vendiam rapazes para comprarem prostitutas, vendiam raparigas para comprarem vinho para beber.
4 E vós também, cidades de Tiro e Sídon e todos os territórios dos filisteus, que quereis de mim? Querem vingar-se de mim? Querem receber a paga? Se é essa a vossa intenção, pronta e rapidamente farei com que a paga caia sobre vós.
5 Roubaram o meu dinheiro e o meu ouro, levaram para os vossos templos os meus objectos preciosos.
6 Venderam os habitantes de Judá e de Jerusalém aos gregos, para os afastarem dos seus territórios.
7 Mas eu vou fazer com que eles regressem dos lugares onde os venderam e farei com que a paga caia sobre vós.
8 Venderei os vossos filhos e as vossas filhas aos habitantes de Judá, e eles os venderão ao povo longínquo dos sabeus. Sou eu, o SENHOR, quem o declara.
9 Apregoem isto entre as nações: «Declarem a guerra santa, alistem os soldados, que todos os guerreiros se aproximem e se ponham em ordem de batalha.
10 Transformem os vossos arados em espadas, as vossas foices em lanças, e que até o medroso diga: “Sou um herói!”
11 Venham depressa, povos das redondezas, reúnam-se no mesmo vale!» E tu, SENHOR, conduz os teus guerreiros contra eles.
12 «Que as nações se ponham em marcha e venham ao vale de Josafat. É lá que eu, o SENHOR, me vou sentar, para julgar todos os povos das redondezas.
13 Peguem na foice, porque a seara está madura, venham pisar, porque o lagar está cheio, as tinas transbordam porque a maldade deles é grande.»
14 Multidões e mais multidões chegam ao vale da Decisão: aproxima-se o dia do castigo do SENHOR nesse vale.
15 O Sol e a Lua obscurecem-se, as estrelas perdem o seu brilho.
16 O SENHOR rugirá desde Sião, levantará a sua voz em Jerusalém. O céu e a terra hão-de tremer, mas o SENHOR protege o seu povo, pois é um refúgio para os israelitas.
17 Então conhecereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que habito em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será de novo um lugar santo e nunca mais os estrangeiros a irão conquistar.
18 Naqueles dias, os montes destilarão mosto, as colinas jorrarão leite, a água correrá em todos os regatos de Judá; do templo do SENHOR brotará uma fonte, que aumentará a ribeira das Acácias.
19 O Egipto será terra desolada, Edom será um deserto seco e desolado, porque usaram de violência contra Judá matando pessoas inocentes.
20 Judá e Jerusalém existirão sempre e serão continuamente habitadas.
21 Vingarei a sua morte, os inimigos não ficarão impunes, e o SENHOR habitará em Sião.

Sem comentários:

Enviar um comentário