Mateus 3

Capítulos: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28  Início
1 Naquele tempo apareceu João Baptista no deserto da Judeia a pregar assim:
2 «Arrependam-se, porque o reino dos céus está próximo.»
3 Foi a respeito dele que o profeta Isaías falou, quando disse: Alguém grita no deserto: preparem o caminho do Senhor e tornem direitas as suas estradas.
4 João usava uma vestimenta de pêlo de camelo, apertada com uma cintura de couro, e alimentava-se de gafanhotos e de mel apanhado no campo.
5 Os habitantes de Jerusalém e de toda a região da Judeia, assim como do vale do Jordão, iam ter com ele.
6 Confessavam os seus pecados e ele baptizava-os no rio Jordão.
7 Quando João viu que muitos fariseus e saduceus iam ter com ele para serem baptizados, disse-lhes: «Raça de víboras! Quem vos disse que podiam escapar do castigo que se aproxima?
8 Mostrem pelo fruto das vossas acções que estão verdadeiramente arrependidos.
9 E não andem por aí a dizer: “Abraão é nosso pai!” Pois eu garanto-vos que Deus até destas pedras pode suscitar filhos de Abraão.
10 O machado já está prestes a cortar as árvores pela raiz. Toda a árvore que não der bons frutos será abatida e lançada no fogo.
11 Eu baptizo-vos em água como sinal de arrependimento. Mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu; não mereço sequer a honra de lhe levar as sandálias! Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo.
12 Tem nas mãos a pá e vai separar, na sua eira, o trigo da palha. Guardará o trigo no celeiro e queimará a palha numa fogueira que não se apaga.»
13 Nessa altura Jesus deslocou-se da Galileia ao rio Jordão para ser baptizado por João Baptista.
14 Este, porém, negava-se a isso exclamando: «Sou eu quem tem necessidade de ser baptizado por ti e tu é que vens ter comigo?»
15 Mas Jesus respondeu: «Deixa lá. É bom cumprirmos deste modo toda a vontade de Deus.» E João concordou em baptizá-lo.
16 Assim que foi baptizado, Jesus saiu da água. Nesse momento, abriram-se os céus e viu o Espírito de Deus a descer do céu por cima de si, como uma pomba.
17 E uma voz do céu dizia: «Este é o meu Filho querido. Tenho nele a maior satisfação!»

Sem comentários:

Enviar um comentário