Mateus 6

Capítulos: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28  Início
1 «Quando praticarem o bem, procurem não o fazer diante dos outros para dar nas vistas. Se assim fizerem, já não terão nenhuma recompensa a receber do vosso Pai que está nos céus.
2 Portanto, quando deres esmola, não faças alarde à tua volta, como é costume das pessoas fingidas, nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiadas. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa.
3 Mas tu, quando deres esmola, procura que a tua mão esquerda nem saiba o que faz a direita.
4 Deste modo, a tua esmola ficará em segredo; e o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há-de recompensar-te.»
5 «Quando orarem, não façam como as pessoas fingidas que gostam de orar de pé, nas sinagogas e às esquinas das ruas, para toda a gente as ver. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa.
6 Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está presente sem ser visto. E o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há-de recompensar-te.
7 Quando orarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos, que pensam que é por muito falarem que serão mais facilmente ouvidos.
8 Não sejam como eles pois o vosso Pai sabe muito bem do que vocês precisam, antes de lho pedirem.
9 Portanto, devem orar assim: “Pai nosso que estás nos Céus, Santificado seja o teu nome;
10 venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na Terra como no Céu.
11 Dá-nos hoje o pão de que precisamos.
12 Perdoa-nos as nossas ofensas, como nós perdoámos aos que nos ofenderam.
13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Maligno.”
14 De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o vosso Pai celestial também vos perdoará.
15 Mas se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará.»
16 «Quando jejuarem não andem de cara triste, como as pessoas fingidas, que até desfiguram a cara para toda a gente ver que andam a jejuar. Garanto-vos que essas pessoas já receberam a sua recompensa.
17 Mas tu, quando jejuares, lava a cara e penteia-te bem.
18 Deste modo, ninguém saberá que andas a jejuar, a não ser o teu Pai que está presente sem ser visto. Ele, que vê tudo o que se passa em segredo, te dará a recompensa.»
19 «Não se preocupem em juntar riquezas neste mundo, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões assaltam e roubam.
20 Preocupem-se antes em juntar riquezas no céu, onde não há traça nem ferrugem para as destruir, nem ladrões para assaltar e roubar.
21 Onde estiver a vossa riqueza, aí estará o vosso coração.»
22 «A luz do corpo são os olhos. Por isso, se o teu olhar for bom, todo o teu corpo tem luz.
23 Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo fica às escuras. Ora se a luz que há em ti não passa de escuridão, que grande será essa escuridão!»
24 «Ninguém pode servir a dois patrões: ou não gosta de um deles e estima o outro, ou há-de ser leal para um e desprezar o outro. Não podem servir a Deus e ao dinheiro.»
25 «É por isso que eu vos digo: Não andem preocupados com o que hão-de comer ou beber, nem com a roupa de que precisam para vestir. Não será que a vida vale mais do que a comida e o corpo mais do que a roupa?
26 Olhem para as aves do céu, que não semeiam, nem colhem, nem amontoam grão nos celeiros. E no entanto, o vosso Pai dá-lhes de comer. Não valem vocês muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por mais que se preocupe, poderá prolongar um pouco o tempo da sua vida?
28 E por que hão-de andar preocupados por causa da roupa? Reparem como crescem os lírios do campo! E eles não trabalham nem fiam.
29 Contudo digo-vos que nem o rei Salomão, com toda a sua riqueza, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada, quanto mais vos há-de vestir a vocês, ó gente sem fé?
31 Não andem preocupados a dizer: “Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?”
32 Os pagãos, esses é que se preocupam com todas essas coisas. O vosso Pai celestial sabe muito bem que vocês precisam de tudo isso.
33 Procurem primeiro o reino de Deus e a sua vontade e tudo isso vos será dado.
34 Portanto, não devem andar preocupados com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia a sua dificuldade.»

Sem comentários:

Enviar um comentário