Romanos 2

Capítulos: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16  Início 
1 Por isso, quem quer que sejas, não tens desculpa ao julgares os outros. Ao julgá-los, condenas-te a ti mesmo, porque fazes o mesmo que eles.
2 Nós sabemos que o julgamento de Deus é verdadeiro ao condenar aqueles que fazem tais coisas.
3 Como é que tu pensas escapar à condenação de Deus se, apesar de criticares aqueles que cometem essas acções, fazes o mesmo que eles?
4 Como é que desprezas a grande bondade de Deus, a sua paciência e tolerância? Não sabes que é a bondade de Deus que te leva ao arrependimento?
5 Mas tu tens um coração endurecido que não quer arrepender-se. Por isso estás a aumentar o castigo para o dia do juízo, em que Deus dará a conhecer a sua justa sentença.
6 Ele dará a cada um conforme as suas obras.
7 Dará a vida eterna aos que praticam com perseverança as boas obras e buscam glória, honra e vida imortal.
8 Mas dará um castigo terrível aos que se revoltam contra ele e não aceitam a verdade, mas seguem a injustiça.
9 Haverá sofrimento e angústia para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus.
10 Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem, primeiro para os judeus e também para os não-judeus.
11 Pois Deus não faz distinção de pessoas.
12 Todos os que pecam sem conhecerem a Lei de Moisés, perdem-se sem serem julgados por essa lei. Mas todos os que pecam, apesar de a conhecerem, serão julgados segundo a lei.
13 Pois não é por conhecerem a lei que as pessoas se tornam justas diante de Deus, mas são justificadas por fazerem o que a lei manda.
14 Ora quando os que não são judeus, sem terem a Lei de Moisés, cumprem naturalmente aquilo que manda a lei, eles são a lei para si mesmos.
15 Mostram pelo seu proceder que trazem escrito no coração aquilo que a lei ordena. A voz da sua consciência ensina-lhes o que devem fazer e acusa-os ou defende-os, conforme os casos.
16 É isto que se há-de ver, de acordo com o evangelho que eu anuncio, no dia em que Deus julgará, por meio de Jesus Cristo, até os segredos de cada um.
17 Tu declaras-te judeu, apoias-te na Lei de Moisés e sentes-te orgulhoso por conheceres a Deus.  
18 Conheces a vontade de Deus e a lei ensina-te a escolher o que é melhor.
19 Consideras-te como um guia de cegos, uma luz para os que andam nas trevas.
20 Julgas-te um mestre de ignorantes e um educador de crianças, visto estares na posse do conhecimento e da verdade da lei.
21 Ora tu que ensinas os outros, por que não te ensinas a ti mesmo? Tu pregas que não se deve roubar. Por que é que roubas?
22 Tu dizes que não se deve praticar adultério. Por que é que o praticas? Tu detestas os falsos deuses. Por que é que te aproveitas daquilo que lhes é oferecido?
23 Sentes-te orgulhoso de possuir a lei, mas desprezas a Deus ao fazeres o contrário do que a lei manda.
24 Lá diz a Sagrada Escritura: É por vossa causa que os outros povos dizem mal de Deus.
25 A circuncisão é na verdade proveitosa, se observares a lei; mas se a não observas, é como se não fosses circuncidado.
26 Pelo contrário, o que não recebeu a circuncisão, mas cumpre o que manda a lei, esse é como se fosse circuncidado.
27 E aquele que não foi circuncidado no seu corpo, mas cumpre a lei, há-de julgar-te a ti que a transgrides, apesar de conheceres a lei escrita e de seres circuncidado.
28 Não é judeu aquele que o mostra exteriormente, nem é circuncisão aquela que se recebe no corpo.
29 O verdadeiro judeu é aquele que o é interiormente, como se fosse circuncidado no coração, isto é uma circuncisão que vem do Espírito e não da lei escrita

Sem comentários:

Enviar um comentário